ATICVAR LOGO.jpg

Fruto do trabalho de Conceção e Desenvolvimento realizado pelo Departamento de Engenharia da SISACOL, Sistemas de Automação e Controlo, Lda. desde 2008, é apresentada em 2010 a marca ATICvar®, com uma gama de produtos destinados à Correção de Fator de Potência em redes de baixa tensão até 690 V.

 

Partindo de uma seleção criteriosa de componentes até à conceção da melhor solução técnica para a aplicação, a marca ATICvar® representa agora uma das melhores opções do mercado, fabricada em Portugal e controlo de produção certificado de acordo com a norma ISO 9001:2008.

 

A ideia fundamental é a construção de soluções orientadas para o cliente pelo que o nosso mote será "You need it? We make it!"

(Você precisa? Nós fazemos!).

A compensação centralizada ou em grupos é habitualmente realizada por sistemas automáticos. Por vezes, estes sistemas automáticos estão associados a bancos fixos. Esta solução é utilizada, por exemplo, em motores de grande dimensão, onde tem especial interesse económico.

 

Os sistemas tipo ATICvar® são usados para correção central ou em grupo de potência reativa em centros de distribuição de energia, indústrias e outro tipo de instalações elétricas. Os sistemas são construídos para potências de 15 kvar a 500 kvar. Cada unidade básica pode ser expansível adicionando um novo sistema, dispensando a utilização de um novo controlador de fator de potência.

 

Os sistemas ATICvar® x-6/12 são equipamentos de baixa potência para montagem interior. São usados em instalações onde o consumo de energia reativa é relativamente baixo mas variável no tempo, pelo que é necessária uma correção automática.

 

A gama ATICvar® x-20, para potências mais elevadas, de montagem interior, é indicada para instalações industriais ou centros de distribuição de energia.

Equipamentos

Aticvar DR0_edited.jpg

ATICvar® DR0

Sistema de Correção de Fator de Potência "non-tuned"

Sistemas não filtrados com potências compreendidas entre os 5 e os 100 kvar. 

Instalados em armários metálicos, totalmente equipados de montagem interior. 

Indicado para redes com coeficiente Gs/Gh < 35%

ATICvar DR5,67 - DR7 DR14.jpg

ATICvar® DR5,67 / DR7 / DR14

Sistema de Correção de Fator de Potência "de-tuned" 5,67% / 7% / 14%​​

Sistemas com reactâncias de alteração do ponto de ressonância, com potências compreendidas entre os 5 e os 100 kvar. 

Instalados em armários metálicos, totalmente equipados em montagem interior. ​

Indicado para redes com coeficiente Gs/Gh < 50%

ATICvar DYN.jpg

ATICvar® DYN

Sistema de Correção de Fator de Potência Dinâmico

Componentes.jpg

Componentes

Condensadores, Reactâncias, Contactores com a qualidade ATICvar