IEC 60364-7-710:2002-11

 

Instalações Eléctricas em Edifícios – Parte 7-710: Requisitos para locais ou instalações especiais – Locais de uso médico

 

710.413.1.5   Esquema IT Médico

 

 

MEDIDA P5 – Esquema IT de uso médico

 

5.1 A alimentação de energia eléctrica nas salas de operações, nas salas de anestesia anexas e nas salas de cateterismo cardíaco, deve ser feita por meio de um ou mais transformadores de separação (veja-se 552) , com excepção das alimentações dos equipamentos indicados nas alíneas d) e e) da secção 801.2.4.2.2. deve, ainda, ser garantido que todos os equipamentos a utilizar em cada doente sejam alimentados pelo mesmo transformador. Estes transformadores não devem ser utilizados para outras alimentações.

 

Nota: O esquema IT médico é um caso particular do esquema IT e é utilizado num espaço restrito, onde existirem condições especiais de vigilância do isolamento. O esquema IT médico, ao limitar a corrente de defeito à terra a um valor baixo, limita a tensão do contacto.

 

Os transformadores de separação, que devem satisfazer a Norma Europeia EN 60742, devem ser instalados fora dos locais por si alimentados (isto é, fora das salas de operações, das salas de anestesia anexas e das salas de cateterismo cardíaco). Estes transformadores devem ser, preferencialmente, monofásicos com 230 V de tensão no secundário estipulada e de potência estipulada não superior a 8 kVA.

 

Nota: De acordo com o Preâmbulo nacional normativo, emitido pelo IPQ, Instituto Português da Qualidade, os termos “deve” ou “devem” são utilizados quando se pretende dar um cariz de exigência (traduz “shall”); nesse sentido, é obrigatório a utilização de transformadores de isolamento monofásicos de acordo com a norma EN 60742.

SISACOL Sistemas de Automação e Controlo, Lda.

pensar energia

© 2017-2019 SISACOL. All rights reserved.       

produtos / sistemas / serviços