> aqui irá encontrar soluções para melhorar a qualidade da alimentação eléctrica, quer por via da redução dos consumos eléctricos, quer pela correcção de perturbações criadas pelas cargas da instalação.

 

Robustez + Fiabilidade = Solução de longo prazo - economia permanente.

 

Interesse: quadristas, instaladores eléctricos, serviços de manutenção. 

Palavras-chave: ATICvar, CEWE, ISKRA, LUMEL, REINHAUSEN, POLYLUX.

Sistemas de Correcção de Factor de Potência ATICvar®

 

Tipo de aplicação

 

Os sistemas tipo ATICvar® são usados para correcção central ou em grupo de potência reactiva em centros de distribuição de energia, indústrias e outro tipo de instalações eléctricas. Os sistemas são construídos para potências de 15 kvar a 400 kvar. Cada unidade básica pode ser expansível adicionando um novo sistema, dispensando a utilização de um novo controlador de factor de potência.

 

Os sistemas ATICvar x-6/12 são equipamentos de baixa potência para montagem interior. São usados em instalações onde o consumo de energia reactiva é relativamente baixo, mas variável no tempo, pelo que é necessária uma correcção automática.

 

A gama ATICvar x-20, para potências mais elevadas, de montagem interior, é indicada para instalações industriais ou centros de distribuição de energia.

 

Construção

 

 A filosofia de construção é partilhada por todos os sistemas de correcção automática de factor de potência. São construídos em armários metálicos com nível de protecção básico IP20. Cada sistema é equipado com um controlador automático de factor de potência, sendo a conexão à rede eléctrica feita através de contactores. Os escalões são protegidos através de interruptores seccionador-fusível ou disjuntores. Cada escalão do sistema é composto por condensadores cilíndricos trifásicos com caixa em alumínio, ligados em triângulo. Os condensadores são construídos em polipropileno metalizado, auto regenerado, não impregnado e tem um desconector de alta pressão. Em todos os sistemas a corrente inicial está restringida individualmente por escalão.

 

 A gama ATICvar x-20 tem uma construção modular. Os condensadores, contactores e protecções são agrupados individualmente em módulos. A potência máxima em cada módulo (dependendo do número de escalões) é de 60 kvar.

 

 Os sistemas podem ser compostos por um ou mais armários de correcção de factor de potência. O controlador é apenas colocado no primeiro banco de condensadores de cada sistema. Esta filosofia de construção permite uma ampliação futura do sistema, aumentando a potência a compensar ao adicionar mais escalões ou módulos.

Qualidade de Energia

SISACOL Sistemas de Automação e Controlo, Lda.

pensar energia

© 2017-2019 SISACOL. All rights reserved.       

produtos / sistemas / serviços